|  Kobo  |  Windows  |  Redmi 2  |

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Android no Kobo Glo

 Fiz um pequeno vídeo mostrando o android rodando no Kobo Glo:





Isso foi possível porque existe um clone do kobo glo chamado tolino shine, e o sistema operacional dele é o android (bloqueado claro, mas foi por pouco tempo rsrs).. Não demorou muito para que um usuário do kobo descobrisse a semelhança de hardware e como ambos os aparelhos tem todo o sistema operacional gravado em um microSD comum em seu interior , foi simples fazer o teste e descobrir que o sistema do clone funciona no kobo glo, mas a compatibilidade não é 100%, não é possível desligar a luz totalmente, e a tecla de iluminação funciona como a tecla "voltar" do android, mas acho que com o tempo os desenvolvedores irão resolver tudo.





Use por sua conta e risco.
hack no firmware e hardware são mais arriscados, podendo perder o aparelho e a garantia


Tutorial básico de instalação:

link de download:
versão 23-11-2013

requisitos:
*cartão microSD de preferencia de 4gb acho que de 2gb funciona (eu usei um de 8gb).
*um leitor de cartão usb ( use um leitor de qualidade pois esse processo usa muito o cartão, se possível tenha mais de um, as vezes um modelo não se comporta bem nesse tipo de tarefa).
*estar com mais de 50% de bateria


1) primeiro vamos instalar o android em um cartão de memoria, para isso você deve usar o programa USB Duplicator Image Writer (baixe aqui).

2)conecte o leitor de cartão usb (já com o microsd) ao pc, abra o aplicativo USB Duplicator Image Writer e selecione a unidade do cartão, também escolha a imagem que será gravada, depois aperte write Image para iniciar a gravação espere terminar o processo, (de preferência use uma porta usb traseira.)
 

3) com o cartão preparado, desligue o kobo e retire a tampa traseira

4) retire com cuidado o cartão microsd interno original, preste atenção pois tem um componente bem pequeno e frágil(parece um grão de areia) embaixo do cartão cuidado para não destrui-lo

5)guarde o cartão microsd interno, ele tem Todo o sistema operacional do kobo glo ele é formatado de forma especial igual um hd com varias partições, com informações especiais como boot e kernel (que ficam na area não particionada) e talvez até o numero de serie, então não formate, não faça nada com ele, pois o conteúdo é difícil de recuperar, talvez nem seja possível ...

6) agora coloque o cartão com o android no slot interno, feche a tampa se quiser, e ligue o aparelho,

7)pronto agora teste o sistema como quiser... para reverter o processo é so desligar o aparelho e trocar os cartões...

eu só testei por alguns minutos, já voltei para o sistema original, só fiz pelo desafio.



Opcional
existe uma forma de fazer backup de segurança do cartão interno se quiser aprender:
 (eu fiz o backup mas não utilizei ainda pra saber se é totalmente funcional).
*baixe o USB Duplicator Image Creator aqui.

*conecte o leitor de cartão com o microsd interno ao pc.
CUIDADO: possivelmente o windows não o reconhecerá e vai dar a sugestão para formatar o cartão, Não aceite de maneira alguma.

*execute o USB Duplicator Image Creator , escolha o cartão que será copiado em removable device,
*depois escolha em image destination o nome e o lugar onde será salvo a copia do cartão,

*não esqueça de deixar selecionado a opção entire drive em image length (para copiar o cartão inteiro.)


*agora clique em create Image, e espere terminar.

*pronto o backup está feito é só guardar e torcer pra nunca ser preciso utilizar...  



fonte:
forum mobileread


14 comentários:

  1. Amigo meu kobo parou de funcionar apos uma atualizaçao falhar, onde consigo um backup para retauralo. obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você pode tentar o reset de fabrica por hardware (parte 2 do tópico) acrescentei algumas dicas
      link:
      http://minutodroid.blogspot.com.br/2013/03/reset-kobo-glo.html

      Excluir
    2. tem como instalar um App do android no KOBO, sem precisar mudar de sistema?

      Excluir
  2. Cara, me tira uma duvida, e possivel instalar aplicativos da google play?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, mas o problema é que nem todos ficam bem com tela e-link,
      por isso ainda prefiro a simplicidade do sistema original.

      Excluir
    2. Pela experiência que estou tendo ao usar, é melhor instalar aplicativos com menos efeitos visuais. Quanto mais simples melhor.
      Exemplo: originalmente vem instalado o apps "galeria" para visualização de imagens, o antigo que era mais cheio de efeitos . Ficou horrível de visualizar então tirei ele e instalei o Quickpic que ficou ótimo e deu inclusive para trocar o papel de parede. Coloquei dois jogos de cartas freecel e de novo o que tinha menos efeitos e era mais automático para passar as cartas ficou melhor.

      Excluir
  3. Oi Marcelo, instalei no meu kobo glo, e tenho usado a uns 3 dias, ainda não sei com certeza quanto a duração da bateria, pois tenho usado muito para ajustes e testes do android em si e aplicativos instalados. Como usei muito o moon reader(vou chamar MR) antes do kobo e gosto muito dele, achei interessante ter o android no kobo. No início o google play funcionou mas logo em seguida não sei o que eu fiz ou se o sistema bloqueou ( todas as mensagens de erro são numa lingua muito diferente) parou de instalar. Mas peguei os "apks" do meu tablet e instalei em off. Instalei o "MR pro" que eu tenho comprado, instalei o golden dict e baixei os dicionários babilon inclusive o aurelio. Ficou show no MR , melhor que o dicionário do kobo, inclusive de tradução. Instalei uns jogos de carta que ficaram bons. Tirei o aplicativo nativo de imagem e instalei o Quickpic que é mais simples.
    Com ele é mole trocar o papel de parede do sistema. Pelo MR é mole tirar a iluminação pois ele tem um ajuste próprio de brilho. É fácil também trocar fonte e papel de fundo do livro . Coloque tudo em um cartão ( livros, imagens, fontes ) e depois é só procurar e adicionar. Mole inclusive mudar para o modo noturno. Só nunca mude para o modo paisagem tanto no andróid quanto no MR pois a tela para de funcionar e vc tem que resetar o aparelho. pelo MR é pior pois mesmo o aparelho voltando ao normal depois do reset o MR não voltou e tive que limpar os dados do programa no gerenciador de aplicativos do androide e configurar tudo de novo.
    Ele está bem rápido e estável. Vou testar mais um pouco no dia a dia e depois digo como foi e quanto durou a bateria em uso básico.

    ResponderExcluir
  4. Olá Marcelo, tudo bem?
    Eu gostaria de saber se vc ja tentou substituir o cartão micro sd interno de 2 gb por um de 4 gb.
    Uma vez eu tentei copiar as partições existentes no micro sd interno de todas as formas que "eu" conheço e não consegui nenhum sinal.
    Grande abraço e meus parabéns e obrigado por compartilhar seu conhecimento sobre este tema que é o KOBO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a gente escreve no cartão a imagem (.img) na verdade estamos partionando o cartao e colocando nele exatamente o que tem no arquivo imagem. Eu usei cartão de 8 , 4 e 2 Gb e todos aparecem do mesmo tamanho. nunca testei mas acredito que se usar um programa de particonamento como o partition magic para redimencionar a partição do cartão, acredito que assim pode-se chegar ao tamanho total dele. Vou tentar e digo como foi.

      Excluir
    2. Olha que interessante, peguei um cartão de 8 gb e escrevi nele a imagem do meu kogo glo que eu havia salvo de acordo com o tutorial do Marcelo descrita acima. Abri ela no Linux e não no Windows. Apareceram 3 partições ( rootfs de 121,9 mb, recoveryfs de 130,5 mb e a KOBOeReader de 1,2 gb ) A Koboereader é a que a gente vê normalmente. Então abri o particionador e ví que existia todo o restante do cartão como espaço livre. Peguei a partição KoboeReader , que é a que nos interessa e redimencionei ela para o total do espaço livre e deu certo, fiquei com um kobo com 8 gb de espaço total para livros.
      Não sei como coloco aqui os screenshots mas se quiser eu mando.

      Excluir
    3. só acrescentando uma informação:
      muitos kobo glo já vem de fabrica com cartão interno de 4gb, mas a kobo sempre deixa 2gb oculto sei lá porque...(puro desleixo da kobo)
      o meu kobo é assim já vem com 4gb (aparece no video), mas nunca me preocupei em usar os 2gb ocultos, porque uso mais o cartão externo, acho mais pratico pra testar hacks.

      Excluir
  5. Olha Marcelo teu blog é nota dez, aprendi muito sobre meu kobo, eu nunca imaginaria que era tão simples fazer backup do sistema nem da existência de um cartão msd interno. Acho que a questão do espaço interno é só uma questão de padronização e porque seria dificil explicar porque uns tem um sistema de 2 e outros de 4 gb. o meu cartão só é de dois.
    Uma pergunta: é possivel atualizar o kobo via cartão externo? sem espeta-lo na porta usb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oficialmente não, e ainda não vi nenhum hack fazer isso.
      acho que deve ser possível alterando o script de atualização.
      mas só seria viável se essa modificação resistisse as novas atualizações.

      Excluir